Você conhece Colatina? Faça o quiz e mostre que você é cidadão colatinense
A cidade de Colatina, localizada no Noroeste do Espírito Santo, completa 100 anos no próximo domingo, dia 22 de agosto. Em meio ao clima de festa dos moradores, uma coisa é fato: a Princesinha do Norte é repleta de história e curiosidades. Você conhece Colatina e seus personagens? Faça o quiz e mostre que você é um cidadão colatinense
Além dos italianos, alemães e portugueses, quais imigrantes também fizeram de Colatina a sua residência?
Além dos tradicionais imigrantes italianos e alemães, presentes em grande número em todo o Espírito Santo, o bucólico distrito de Itapina também teve forte influência de famílias de sírios, turcos e libaneses.
Americanos, argentinos e japoneses
Russos, espanhóis e ingleses
Chineses, gregos e belgas
Sírios, turcos e libaneses
Colatina já foi capital do ES. Você sabe por quantos dias?
Entre maio e junho de 1916, em um período de efervescência política no Estado, Colatina virou a capital do Espírito Santo por 33 dias.
15
33
3
27
O nome da cidade é em homenagem à dona Colatina Soares de Azevedo, esposa do ex-governador na República Velha:
Quem conhece as cidades de Muniz Freire e Colatina pode pensar que a única semelhança entre elas é mesmo o café. Mas Colatina e Muniz Freire são personagens da história do ES e foram casados. Dona Colatina, que dá nome à cidade, era esposa do ex-governador Muniz Freire. Juntos, tiveram dez filhos.
Pedro Canário
General Osório
João Neiva
Muniz Freire
Por que o distrito de Baunilha leva este nome?
O distrito de Baunilha leva este nome porque a região já foi cenário de plantio fértil de sementes de baunilha.
Por causa da Panna cotta feita pelos imigrantes italianos da região
Porque a região já teve forte plantio de baunilha
Porque era Dona Colatina amava doce de baunilha
Porque Colatina fica na região do Rio Doce
Qual distrito da cidade foi um dos primeiros a ter energia elétrica no ES?
Itapina também foi um dos primeiros lugares no Espírito Santo a ter energia elétrica, fornecida por uma hidrelétrica particular.
Itapina
São Domingos do Norte
Boapaba
Baunilha
Qual destes capixabas nasceu em Colatina?
Anderson Varejão, jogador de basquete da NBA e da Seleção Brasileira, nasceu em Colatina.
Anderson Varejão
Chay Suede
Gizelly Bicalho
Arthur Picoli
Qual atração internacional já cantou na Festa do Cafona?
A última edição da saudosa Festa do Cafona foi realizada em 2019. O evento, que mobilizava os capixabas e trazia caravanas de outros Estados para Colatina, já contou com shows do Double You, Ritchie, Sidney Magal, Kid Vinil, Odair José, Paquitas, Jerry Adriani e muitos outros famosos
4 Non Blondes
Double You
Aqua
Black Box
Qual o motivo do autor Graça Aranha dar nome a um distrito de Colatina?
Paul de Graça Aranha, distrito de Colatina, tem este nome em homenagem ao escritor Graça Aranha, autor do clássico livro 'Canaã'. Durante uma expedição a cavalo pelas terras colatinenses, Graça Aranha ficou atolado em um brejo (também chamado de paul).
Ele participou de uma expedição na cidade e ficou atolado num brejo
Ele escreveu um livro inteiro sobre a cidade
O autor era o favorito do prefeito na época
Ele morou na cidade por muitos anos
Colatina, mais precisamente o distrito de São Domingos do Norte, inspirou qual canção famosa?
Lamartine Babo buscou inspiração para a clássica canção "Rancho Fundo", composição dele com Ary Barroso, nas terras de São Domingos do Norte, que fez parte da grande Colatina no passado. Depois de se apresentar em show em Santa Leopoldina, Lamartine se aventurou na localidade conhecida como Rancho Fundo. E por lá, na testemunha dos funcionários que abriram a estrada de São Domingos do Norte a Colatina, dedilhou no violão a melodia que encanta o Brasil até hoje.
Estrada da Vida
Evidências
Rancho Fundo
Menino da Porteira
O município de Colatina foi considerado o maior produtor de café do mundo em que ano?
Em 1957, Colatina foi considerado o maior produtor de café do mundo.
1957
1950
1963
1970
Feito nos anos 1950, o primeiro PDU de Colatina previa qual obra?
O primeiro Plano Diretor Urbano (PDU) de Colatina, hoje PDM, prevendo o aterro da Avenida Beira Rio, foi elaborado nos anos 50, pelos irmãos arquitetos Plínio, Marcos e Otávio, da família Cantanhêde, discípulos do arquiteto, urbanista, escultor e pintor franco-suiço Le Corbusier, considerado um dos três mais importantes arquitetos do Século XX.
A estrada de Ferro Vitória-Minas
A ponte Florentino Avidos
O aterro da Avenida Beira Rio
A construção do Cristo
Qual altura total (pedestal e obra) da estátua do Cristo Redentor da cidade?
Inaugurado em 1975, o Cristo Redentor de Colatina tem altura total de 35,5 metros. A altura da estátua é de 20 metros, o pedestal mede 15,5 metros, o comprimento das mãos tem 1,80 metro e a largura de braço a braço é de 40 metros.
25,7
20,7
35,5
15,5
Qual papa criou a Diocese de Colatina?
A partir da Lei nº. 5.246, sancionada em 25 de outubro de 2006, a Catedral Sagrado Coração de Jesus, antiga igreja matriz, tornou-se o mais novo patrimônio histórico municipal, uma área de preservação histórica, artística e cultural. Padre Geraldo Meyers foi o responsável pela construção. Ela passou a ser denominada Catedral no final da década de 80, quando o Papa João Paulo II criou a Diocese de Colatina.
Papa São Paulo VI, na década de 1960
Papa Francisco, na década de 2010
Papa PIO XII, na década de 1950
Papa João Paulo II, na década de 1980
Qual distrito tem uma ponte que não leva a lugar nenhum?
Localizado a aproximadamente 36 km de Colatina, o distrito de Itapina conta com um Sítio Histórico - tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo (CEC) no ano de 2013 - composto de belos casarões, do início do século XX e uma ponte inacabada. Sua construção, iniciada em 1956, encurtaria o trajeto até o centro de Colatina e ajudaria na ligação da cidade com a BR-101. Porém, os planos foram deixados de lado e sua obra parou na metade.
Baunilha
Boapaba
Itapina
São Domingos do Norte
Tá na hora de visitar e conhecer a Princesinha do Norte
Achamos que vale fazer as malas e passar um fim de semana para curtir a cidade de Colatina. Cheia de bares e um povo festeiro, a cidade vai te receber de braços abertos
Volte mais vezes à cidade
Pelo jeito, você já deve ter passado pela cidade e ouvido um pouco de suas história. Volte para tomar um cafezinho e bater um papo
Colatinense da gema!
Nascido e criado em Colatina! Podemos dizer que você tem o selo colatinense de qualidade e conhecimentos do município. Aproveite e compartilhe com os amigos o que mais te chama atenção na cidade.