SIMULADO DE CONTABILIDADE - AGENTE PCDF 2020

Vamos lá?
A contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio das entidades, cuja finalidade consiste em registrar e evidenciar os eventos que provoquem modificações qualitativas e quantitativas na riqueza das organizações.
Realmente a contabilidade é uma ciência, especificamente ciência social, e eu objeto é o patrimônio das entidades. Porém, a finalidade é prestar informações úteis e tempestivas para a tomada de decisão pelos usuários. O registro e evidenciação dos fatos contábeis é um meio para se alcançar o objetivo.
Next
A aquisição de mercadoria com juros pós fixados é registrada a débito na conta mercadoria, na conta de despesa com juros e um crédito na conta fornecedores.
Toda aquisição de mercadoria é fato permutativo, ou seja, não há incidência de contas de resultado (despesa). A despesa deverá ser apropriada por competência e não no momento da aquisição. Portanto, o lançamento dessa aquisição será:D – MercadoriaC – Fornecedores
Next
Para que um item seja considerado ativo, deve ser um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados, não necessariamente de propriedade da entidade.
Segundo o CPC 00 - - Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro o ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. A propriedade jurídica não define se o item é ativo, por exemplo, a entidade pode controlar parcela proporcional na propriedade sem controlar os direitos decorrentes da posse de toda a propriedade. Nesses casos, o ativo da entidade é a parcela na propriedade que ela controla e, não, os direitos decorrentes da posse de toda a propriedade, que ela não controla.
Next
Veículos são elementos do patrimônio da entidade classificados necessariamente como ativo não circulante imobilizado.
A regra geral é classificar os veículos como ativo imobilizado, porém, no caso de concessionária de veículos, podemos ter os veículos como ativo imobilizado (aqueles destinados à atividade da empresa) ou como estoque de mercadoria (aqueles destinados à comercialização).
Next
As origens de recursos da entidade são registradas por meio de crédito em determinadas contas contábeis, enquanto as aplicações são registradas por meio de débito em outras contas.
Na contabilidade as contas do passivo exigível e patrimônio líquido possuem natureza credora, portanto aumentam por meio de lançamentos a crédito e representam origem de recursos.Já o ativo representa a aplicação de recursos e são contas de natureza devedora, portanto aumentam o saldo a débito.
Next
São exemplos de fatos contábeis a aquisição de bens, pagamento de dívidas, reconhecimentos de receita e admissão de funcionários.
A admissão de funcionários não provoca nenhuma alteração imediata no patrimônio, por esse motivo, são considerados atos contábeis e não são registrados pela contabilidade privada.
Next
Conta de resultado, receita e despesa, confrontada ao fim do período permite apuração do resultado que, em aziendas econômicas, será lucro ou prejuízo. Exemplos: salário, aluguel, venda, devolução de mercadoria vendida, tributo sobre venda e depreciação.
O resultado do exercício é apurado ao serem confrontados o montante das receitas e despesas do período. Quando o montante das receitas supera o montante das despesas temos lucro.Todas as contas apresentadas são de resultado, classificadas como despesas.
Next
You got {number correct}/{number of questions} correct answers
Parabéns por completar o simulado! Agora teste seus conhecimentos em outra matéria importante para o concurso de agente da PCDF 2020: Estatística! https://bit.ly/30r3WPH